PERSONALIDADES MARCANTES
MANUEL MARIA VALENTE PEREIRA
( 1908   23-06-1971)

Manuel Valente Pereira, como gostava de ser chamado apenas, nasceu no ano de 1908 em Ovar, cidade litorânea de Portugal. Filho do carpinteiro e arrendatário de terras Francisco Valente Pereira e de D. Rosa Emilia Rodrigues Pereira.

Aos 16 anos veio para o Brasil seguindo os grandes fluxos imigratórios do fim do século XIX e inicio do século XX provenientes da Itália, Alemanha e Portugal. Ao chegar ao Brasil instalou-se em São Cristóvão, bairro da Zona Norte do Rio, foi cobrador de bondes que circulavam pela capital carioca ainda no inicio do século XX. Em seguida passou a ser empregado da fábrica de doces Colombo do Rio de Janeiro.

Sua transferência para Maria da Fé deu-se em 1937/1938 a mando da então fábrica Colombo do Rio de Janeiro, para ajudar como técnico na produção de massas de polpa de frutas para doces da safra de Antônio Corrêa Cardoso (nome de atual logradouro de Itajubá), futuro sogro.

Em 1939 casou-se com Ana Corrêa Martins Pereira e moraram em São Paulo durante 10 meses e voltaram para Maria da Fé. Nesta cidade, fundou juntamente com o sogro e o cunhado uma fábrica de massas de polpa de frutas para doces, que seria mais tarde, em Itajubá, a Fábrica de Doces Vera Cruz, agora com mais dois sócios: Francisco Valente Pereira (irmão de Manuel) e José Valente (sem grau de parentesco conhecido, mas também técnico da Fábrica Colombo).

Primeiramente a fábrica foi instalada onde é hoje o Hotel Glória, na Av. Capitão João Rennó, depois a sociedade, que agora era somente dos 2 irmãos (Manuel e Francisco) foi para o local onde se situa hoje a Agência do Banco Itaú próxima à ponte do Mercado. O que resta hoje da fábrica, que terminou com somente 1 proprietário (Francisco Valente Pereira), é a chaminé das caldeiras que produziam os doces que eram conhecidos até mesmo fora do País e levavam o nome de Itajubá junto deles.

Em 1966 trouxe a marca Mercedez Benz para Itajubá numa sociedade chamada Veimar S.A e começou então a fabricação de massas de polpa de frutas numa fábrica no bairro do Biguá (Delfim Moreira). Sempre foi muito ligado ao futebol e chegou a ser presidente do Vasco da Gama de Itajubá que foi tricampeão na cidade.

Um dos mais memoráveis empresários em Itajubá, Manuel Maria Valente Pereira morreu em 23 de junho de 1971.

Documento sem título