PERSONALIDADES MARCANTES
PAULO CHIARADIA
( 18-05-1851   05-10-1918)

Itajubá muito deve aos imigrantes italianos. Trouxeram eles da Europa a experiência e modernização do trabalho. Muito cooperaram para a prosperidade da cidade e do município.

Paulo Chiaradia foi um desses obreiros do progresso. Aqui chegando, estabeleceu-se, primeiramente, com uma tenda de ferrador de animais e de serralheiro. Honradamente muito trabalhou e economizou, e montou uma mercearia. Prosperou e transformou a pequena venda em um bem sortido armazém de secos e molhados.

Abandonou o oficio de ferreiro, e fundou uma serraria, na qual produzia tábuas, caibros e pranchões. Adquiriu terras em Piranguçu, onde passou a residir. Tornou-se fazendeiro agropecuarista. Passou a fornecer gêneros alimentícios ao comércio itajubense.

Na Câmara Municipal de Itajubá prestou sua cooperação política, e foi Vereador em três quatriênios consecutivos, de 1904 a 1915. Com muita justiça, seu nome foi dado a uma de nossas principais artérias, que se estende do Mercado ao Colégio Major João Pereira. É o genearca de uma das mais numerosas famílias de Itajubá.

Na foto acima reproduzido, no qual está sua 2ª esposa, D. Umbelina Chiaradia sentada), e, da esquerda para a direita esta, os filhos Luiz, Nicolina, Laura, José (sentado) e Maria (Cota).

Documento sem título