PERSONALIDADES MARCANTES
PAULO VALERIANO DE ARAÚJO - Dr.
( 25-01-1889   05-06-1969)

Dr. Paulo Valeriano de Araújo, médico, notável clínico, competente e atencioso profissional, erudito e brilhante cronista da imprensa itajubense.

No retrato mostra os gráficos da revista "FI", em 1940, na tipografia da Fábrica, revista de quando era então o Redator-Chefe o Dr. Paulo Valeriano, que é o terceiro da esquerda para a direita.

Durante os 15 anos que viveram em Itajubá, ele, esposa e filhos fizeram um enorme circulo de amizades na cidade.

Dr. Paulo Araújo era filho do Dr. Pedro de Alcântara Nabuco de Araújo e Isabel do Vale Araújo. Nasceu em 25 de janeiro de 1889 no Distrito de Cachoeira, Estado do Rio de Janeiro.

Foi casado com D. Herminda Cantuária de Araújo, conhecida por Dona Mindinha, a qual faleceu em 1976 no Rio de Janeiro. Tiveram 6 filhos, a saber:

1 - Maria de Araújo Torres (apelidada de "Baujo"), viúva do Eng°. Olo Torres, residente atualmente no Rio de Janeiro. Não tiveram filhos.

2- Paulo Darcy Cantuária de Araújo, engenheiro formado na atual EFEI em 1941. Foi casado com Dinah Caiuby de Araújo (neta do Prof. Jorge Boucherville), que era filha do Eng°. Nestor Dale Caiuby, formado na primeira turma da atual EFEI em 1917. Tiveram 3 filhos. Foi o engenheiro da Central do Brasil e da Cobrasma. Faleceu em 1984 em São Paulo.

3 - Solange Maria Cantuária de Araújo, solteira, formada no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Itajubá. Reside no Rio de Janeiro.

4-Sônia lzabel Araújo Ferreira da Costa, casada com o Eng° Ronald Ferreira da Costa, da turma de 1951 da atual EFEI, residentes em Volta Redonda desde 1952. Seu marido sempre exerceu sua profissão na CSN/Companhia Siderúrgica Nacional, estando atualmente aposentado. Tiveram 9 filhos, todos residentes em Volta Redonda.

5-João Paulo Cantuária de Araújo, grande artista plástico, artesão e decorados Solteiro, faleceu em 1982 na cidade de Bambui-MG.

6-José Maria Cantuária de Araújo, professor no Rio de Janeiro e Engenheiro de Segurança aposentado do SENAI. Casado com D. Iara Inecco Cantuária de Araújo. Tiveram 2 filhos. O Dr. Paulo Araújo formou-se farmacêutico na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 18 de maio de 1908, e na mesma Faculdade se graduou em Medicina em 01 de dezembro de 1919. A partir daí exerceu apenas a medicina.

Foi Médico Sanitarista Federal, nomeado em 15 de setembro de 1920; Inspetor Sanitário Rural nos estados do Paraná e Espírito Santo.

Era clínico Geral, mas especializou-se através de diversos cursos em Pediatria, Reumatologia, Tratamento Pré-Natal e Obstetrícia, e outras especialidades.

Em 1934 um fato mudou sua vida: foi nomeado médico da Fábrica de Armas de Itajubá (hoje IMIBEL), quando esta foi criada. Foi, portanto, o primeiro médico da Fábrica de Armas de Itajubá, e lá implantou e organizou o Posto de Saúde. Prestou seus serviços médicos em Itajubá, cidade que ele e sua família passaram a amar, durante 15 anos.

Em 1948 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, para prestar seus serviços de médico no Ministério da Guerra.

Faleceu aos 81 anos no dia 05 de junho de 1969, de fratura da coluna e hemorragia interna, ocasionadas por acidente na Praia de Copacabana. Exímio nadador, mesmo com sua avançada idade, enfrentou um mar bravio e de grandes ondas, e foi atirado violentamente na praia, sofrendo várias lesões. Removido para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, lá faleceu 3 dias depois.

Nos 15 anos que viveram em Itajubá, ele, esposa e filhos foram muito admirados e amados pelos itajubenses. Era profundo conhecedor da Mitologia grega, o seu grande "Hobby", além de ter sido professor de Latim e História Natural, e cronista em jornais itajubenses".

Documento sem título