Include Header
Menu
Principal
Start First Second Third End
O seu portal de informações de Itajubá
Menu Principal Documento sem título
PRINCIPAIS PEDRAS E PICOS PARA ESCALAGEM
PEDRA AGUDA

Com 1.570 metros de altitude é uma das montanhas mais bonitas da Serra da Mantiqueira. Destas montanhas a Pedra Aguda é de mais destaque, pois além de ser a mais alta, é nela que se encontra a maior biodiversidade de plantas e animais. Sua maior porção de mata esta situada na sua face sudeste, voltada para o bairro da Estância. Em sua face oeste há um grande afloramento rochoso e bem vertical.

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico.


PEDRA AMARELA

A Pedra Amarela é o segundo ponto mais elevado do município de Itajubá (aproximadamente 1.405 m de altitude). Uma opção para quem gosta de se aventurar pelas montanhas do Sul de Minas e deslumbrar pela sua beleza e do visual.

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico.


PEDRA DO FRADE

A Pedra do Frade fica entre as cidades de Maria da Fé e Itajubá, no bairro Ano Bom com aprox.(949m) a pedra do frade tem ótima vias de escalada para todos os estilos e níveis.

Acesso: Rod. Itajubá-Maria da Fé km 10 Para se chegar até o setor, siga as placas para Maria da Fé, dentro da cidade de Itajuba. Após o Country Club, 5/6 km mais afrente, passe por 5 ou 6 redutores, fique ligado a uma entrada a direita (estrada de terra) próximo ha um quiosque/bar e logo uma bifurcação, siga mantendo a esquerda, e mais alguns minutos já se pode avistá-la bem ao fundo. Pare o carro junto ao bambuzal, e depois caminhe por cerca de 30 min, sempre beirando a esquerda dos eucaliptos!

Bairro: Ano Bom

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico.(GPS: -22.396601, -45.390970)


PEDRA DO JURU

Bairro: Juru

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico.


PEDRA PIEDADE

A Pedra da Piedade, a 06 Km do centro da cidade de Itajubá além de sua localização privilegiada, apresenta um enorme potencial para a prática da escalada, que vem sendo desenvolvida com grande entusiasmo e aplicação.

Acesso: Estrada da Capituba, Km 02. Propriedades particulares, com acesso autorizado pelos proprietários. Não há taxa cobrada de visitação nem de estacionamento. Não é permitido acampar.

Bairro: Capituba

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico. (GPS: -22.465173, -45.495078)


PEDRA PRETA

Bairro: Pedra Preta

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico.


PEDRA DE SANTA RITA

A Pedra de Santa Rita, também chamada pedra do Rio Manso é o ponto culminante do município de Itajubá. localizada entre os bairros Rio Manso e Peroba, tem altitude de 1747, é o pico de maior elevação de Itajubá e maior que a altitude máxima de muitas cidades vizinhas.

No seu cume poderá avistar e Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí, Pico dos Marins, Pedra da Mina o pico mais alto da Serra da Mantiqueira, Agulhas Negras e entres outros. A Pedra da Santa Rita esta localizada na reserva Biológica Municipal de Itajubá.

Subir a Pedra de Santa Rita é com certeza uma grande vitória pessoal. São Aprox. 3 horas de subida íngrime que vale a pena pelo seu visual.

Acesso: Estrada do Rio Manso, km 8

Bairro: Rio Manso

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico. (GPS: -22.412196, -45.359879)


PEDRA DO TUCANO

Campo-escola para treinamento de esportes de montanha. A Pedra esta a 900m de altitude com parede de 20m de altura e várias vias de escalada com diversos graus de dificuldade. Local de fácil acesso com visitas e treinamento monitoradas pela Triboo Equipamentos e Aventura.

Acesso: Rua João José de Oliveira (Propriedade: Nestor de Oliveira)

Bairro: Novo Horizonte

PEDRA VERMELHA

Ideal para fazer escalada, atividades extremamente especializada. Área particular com visitas monitoradas.

Acesso: Estrada da Anhumas, Km 07

Bairro: Anhumas

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico.


PEDRA DO URUBU

Pedra do Urubu é um local perfeito para a prática de Rapel e escalada. Em sua parede vertical é possível fazer uma descida de 40 metros negativos com toda segurança e emoção! Além do rapel é possível escalar rotas com variados níveis de dificuldade. A maior vantagem de se visitar a Pedra do Urubu é o fácil acesso.

Acesso: Av. Wagner Lemos Machado (É necessário pedir autorização de acesso na portaria do matadouro frigorífico Frivasa)

Bairro: Açude

PICO DO GALO

O Pico do Galo fica no bairro da anhumas e com seus 1.240m é um enorme e imponente maciço bicudo. a visitação é monitorada e na área há uma área para acampamento.

Acesso: Estrada das Anhumas, km 4

Bairro: Anhumas

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico. (GPS: -22.458849, -45.445421)


RESERVA BIOLÓGICA SERRA DOS TOLEDOS

A "Reserva Biológica Municipal da Serra dos Toledos" é uma unidade de conservação criada pela lei 1211 de 05/06/79, localizada na Área de Proteção Ambiental da Mantiqueira.

A região de topografia acidentada estende se ao longo dos topos de morro constituindo se em uma importante área de recarga. Integralmente localizada no Município de Itajubá, MG. Possui área de 1.072 hectares de vegetação de Mata Atlântica primaria e secundária, abrigando grande diversidade de espécies da fauna e flora endêmica. A reserva é rica em mananciais e participa do fornecimento de água potável ao município. Atualmente, um grupo de alunos da UNIFEI e da UNIVERSITAS em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente estão trabalhando juntos num Plano de Manejo para a Reserva Biológica. Este Plano Busca realizar um inventário da Reserva, mapear e gerar informações sobre a reserva para que ela possa ser explorada de maneira sustentável. Alem disso, busca também proteger os mananciais ali presentes, assim como recuperar o topo dos morros.

A Reserva Biológica é local de acesso restrito, destinado apenas a pessoas autorizadas para fins de pesquisa. Com pena prevista no código penal aos que invadirem este local. As visitas monitoradas são autorizadas diretamente na Secretaria Municipal de Meio-Ambiente. Telefone para contato: (35) 3692 1875.

Serra dos Toledos

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico. (GPS: -22.458849, -45.445421)


SÍTIO ESPELEOLÓGICO ANHUMAS

Sítio Espeleológico Anhumas é lugar onde contem escritura de índios que povoaram a região. A visitação deve ser avisada para o proprietário. Dentro do Sítio e o principal atrativo a Gruta do Quilombo foi utilizada pelos escravos que habitavam o Quilombo da Berta para se esconderem dos capitães do mato vindo da fazenda do espanhol Jordão (Campos do Jordão). a área é particular e a visita monitorada.

Acesso: Estrada das Anhumas, km 4

Bairro: Anhumas

Para Localizar seu ponto, veja no mapa turístico. (GPS: -22.463066, -45.457721)


Links

MAPA DE ITAJUBÁ

LINKS

Documento sem título