Include Header
Menu
Principal
Start First Second Third End
O seu portal de informações de Itajubá
Menu Principal Documento sem título
ATRATIVOS CULTURAIS
Gastronimia Típica
  PASTEL DE MILHO

O Pastel de Milho e considerado um dos representantes da gastronomia itajubense cuja sua história se mistura com a história do município cidade.

A expedição partiu em março de 1819 da antiga Itagyba, onde hoje é Delfim Moreira. Buscava novos horizontes , novos lugares onde seria possível o desenvolvimento da agricultura e da pecuária. Durante o caminho, que alternava navegação pelo rio Sapucaí e desbravamento da mata, a escassez de alimento foi inevitável. Improvisaram, então, na ausência de farinha para o pão. Utilizaram farinha de milho e polvilho. Rechearam com carne de caça e fritaram em gordura de capivara. Com isso se alimentaram. A mistura ficou muito saborosa.


A partir de então, todos os anos na festa da Padroeira, N.Sra. da Soledade, este alimento era preparado para comemorar e relembrar a epopéia da fundação da cidade. Com o tempo e o aperfeiçoamento transformou-se no pastel de milho que conhecemos hoje, destaque típico de nossa gastronomia.



  AGUARDENTE MUSA

MusA® é a marca registrada de aguardentes de frutas produzidas artesanalmente no sítio Caminho do Sol pela MusA® Agroindustrial Ltda. A superior qualidade de Aguardentes MusA® é o resultado de um exclusivo processo de produção. As frutas são provenientes da região da Serra da Mantiqueira, onde o clima e o solo lhes conferem excepcional qualidade. Quando maduras, são trituradas e, em seguida, fermentadas. O mosto ou vinho da fruta, é, então, cuidadosamente bidestilado em alambique de cobre, dando origem a um produto da mais alta qualidade.


Hoje, os alambiques de "seo" Matias estão no Sítio Caminho do Sol, produzindo aguardentes de novas frutas. Conta-se que esse equipamento - que tem mais de 40 anos - pertenceu ao ex-governador paulista Ademar de Barros, produtor de Aguardente em Campos do Jordão. Hoje MusA® já faz parte da cultura e tradição mineiras, e sua história se confunde com a linha do tempo de Itajubá e Maria da Fé, Minas Gerais.



Links

MAPA DE ITAJUBÁ

LINKS

Documento sem título