Include Header
Menu
Principal
Start First Second Third End
O seu portal de informações de Itajubá
Menu Principal Documento sem título
CALENDÁRIOS DE EVENTOS
  Principais Eventos
  JANEIRO
 
 
  FEVERERIRO
  Dias: 24 a 28 - CARNAVAL (28 fériado carnaval)
  Pça. Theodomiro Santiago / Clubes da cidade

  MARÇO
  Dia: 19 - ANIVERSÁRIO DA CIDADE
  Comemoração em diversos pontos da cidade
  Dia: 19 - CORRIDA DE SÃO JOSÉ
  Pelas ruas da cidade (10 km)
  ABRIL
 
 
  MAIO
  Dia: 01 - PASSEIO CICLÍSTICO
  Pelas ruas da cidade
  Dia: - EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA
  Parque de Exposição Aureliano Chaves
  JUNHO
  Dia: - SEMANA DO MEIO AMBIENTE
 
  JULHO
 
 
  AGOSTO
  Dia: 15 - FESTA Na. Sra. PIEDADE
  Igreja N.Sra. Piedade
  SETEMBRO
  Dia: 07 - SETE DE SETEMBRO
  Desfile de escolas e diversas entidades
  OUTUBRO
  Dia: - OUTUBRO ROSA - CDL
 
  NOVEMBRO
 
 
  DEZEMBRO
  Dia: - PARADA NATALINA
  Desfile Rua Cel. Carneiro Júnior

CORRIDA DE SÃO JOSÉ

A Corrida de São José teve início em 1993 e continua até nos dias de hoje, tornando uma competição tradicional que faz parte da programação cívica, cultural e esportiva do aniversário da cidade no dia 19 de março.

Conta com a participação de aproximadamente 700 atletas Itajubá e região. Com percursos de 10 km e 5 km, a novidade da edição passada foi a caminhada de 5 km com a largada, na Praça Theodomiro Santiago com percurso todo balizado e sinalizado pela organização do evento. O trajeto de 5 km percorre toda a extensão da avenida BPS até a rotatória do Centro Administrativo Municipal e retornava à Praça Theodomiro Santiago. O trajeto de 10 km seguia adiante pelo bairro Varginha e depois retornava ao ponto de partida.


ANIVERSÁRIO DE ITAJUBÁ

Fundada em 19 de Março de 1819 pelo Padre Lourenço da Costa Moreira, a cidade tem durante a semana de seu aniversário uma série de atividades culturais, cívicas, esportivas e religiosas por toda a cidade.


PASSEIO CICLÍSTICO DE ITAJUBÁ

Evento que já virou tradição na cidade, um momento de lazer proporcionando um divertido passeio de bicicleta com amigos, famílias e outros. Organizada pela Casa Vera Cruz Florarte e apoio da Prefeitura Municipal de Itajubá já está na sua 41ª edição (2016).

Centenas de participantes lotaram a Avenida dos Ferroviários (Sambódromo), no feriado de 1º de maio.

Ao final do evento acontece sorteio de vários prêmios, como bicicletas, aparelhos de DVD, fogão, refrigerador, eletro portáteis, entre outros. A renda arrecadada com as inscrições foi revertida para a APAE Itajubá.


FESTA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE

A maior e mais tradicional festa religiosa do Sul de Minas. Acontece há mais de 80 anos. É comemorada no dia 15 de agosto, atraindo cerca de 10 mil devotos da santa que vem de diversos estados do Brasil. São celebradas missas durante todo o dia.



FESTA DO PASTEL DE MILHO

Festa do Pastel de Milho é realizada no mês de setembro, superando a cada ano o sucesso da primeira edição, com mais barracas de entidades servindo pastéis, mais atrações culturais e maior presença do público. Evento realizado pela Prefeitura Municipal de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá – ACIEI.

Além das atividades culturais, como o concurso da rainha do Pastel de Milho e do concurso de 'Quem come mais pastel de milho?'. A novidade da edição de 2016, foi as Oficinas do Pastel de Milho, cujo o intuito da festa é difundir a cultura do pastel de milho, aconteceram oficinas para ensinar a fazer o nosso pastelzinho em todos os dias do evento. A melhor forma de manter a tradição é àquela que garantiu com que o pastel de milho estivesse presente na vida da comunidade itajubense desde a época da fundação da cidade até os dias de hoje, a presença dele nas mesas de nossas famílias.


PARADA NATALINA

A tradicional Parada Natalina anuncia a abertura das festividades de Natal e do horário estendido de funcionamento do comércio. Promovida e organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Itajubá), o evento foi realizada sempre na segunda quinzena de dezembro, na avenida Cel. Carneiro Júnior (Rua Nova), contando com o apoio da Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do 4º Batalhão de Engenharia de Combate.

A Parada Natalina traz a magia do Natal e apresenta os estabelecimentos comerciais participantes para um grande público, como uma vitrine itinerante. Cerca de aproximadamente 8 mil pessoas prestigiaram o desfile. Papai Noel, distribuição de balas e sorteio de brindes, que acontece ao final do desfile, também são atrações do evento.


Links

MAPA DE ITAJUBÁ

LINKS

Documento sem título